Rio, 22/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A governadora do Rio, Rosinha Garotinho, anunciou hoje a implantação, na favela da Maré, em Ramos, Zona Norte do Rio, do programa "Amigos da Comunidade", que prevê 14 ações sociais de reforço e ampliação da presença do estado no local. As ações atenderão a mais sete comunidades carentes da região. "Queremos a presença do estado a serviço das pessoas, promovendo a melhoria da qualidade de vida", destacou a governadora durante a apresentação dos projetos que serão oferecidos pelo governo.
O secretário de Segurança, Anthony Garotinho, que a acompanhava, anunciou a inauguração, no próximo dia 30, do Batalhão de Polícia da Maré, o primeiro construído no Brasil em uma favela. Ele sugeriu que os moradores não se refiram mais ao local como "favela" ou "complexo", e sim como "comunidade", mais apropriado, a seu ver, ao exercício da cidadania. A cerimônia de anúncio das medidas de governo foi realizada na sede da Agência de Desenvolvimento Local (ADL).
Entre as ações que serão coordenadas pela Secretaria estadual de Ação Social destacam-se os cursos de alfabetização para jovens e adultos, supletivo, telemarketing, informática, línguas, escolinha esportiva de futebol e vôlei. Será também retomado o programa Jovens pela Paz, criado espaço para a terceira idade e grupo de mães solidárias, instalado o Cantinho da Leitura, além da adoção de programas de incentivo ao cooperativismo, emissão de documentos e assessoria jurídica. Por fim, serão realizadas obras de saneamento e urbanização,com a pavimentação de ruas ou travessas e titulação de terrenos de competência do estado, entre outras iniciativas.
Com orientação de técnicos da Secretaria estadual do Trabalho, os moradores da comunidade receberão aulas de capacitação profissional e incentivo ao cooperativismo, voltadas para a geração de novas oportunidades de trabalho e renda, e terão acesso a programas de micro-crédito. (Alana Gandra) .