Porto Alegre é destaque em simpósio sobre a água na França

22/06/2003 - 16h30

Porto Alegre, 22/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Começa amanhã (23), em Cannes, na França, o 5º Simpósio Internacional da Água. No evento, que segue até sexta-feira no Palácio dos Festivais, a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, vai receber o prêmio Água e Cidade, pela forma de gerenciamento dos recursos hídricos, administrados pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Cerca de 500 delegados de 60 países vão participar do evento, instituído conjuntamente pela Universidade das Nações Unidas, Unesco, pela Cidade de Cannes e a Universidade de Nice-Sophia Antipolis. Segundo o presidente do Comitê Organizador, professor Raoul Caruba, o reconhecimento internacional do modelo de gestão no saneamento em Porto Alegre vai ajudar a chamar a atenção da opinião pública para a crise global da água e destacar o fato de que o Brasil está trabalhando de forma aplicada para resolver o problema.

Depois de receber o prêmio em Cannes, o diretor-geral do Dmae, Carlos Todeschini, vai à Itália a convite da Província de Pescara, para participar de uma conferência sobre a gerência sustentável dos recursos hídricos. O objetivo do evento é confrontar os diferentes modelos de gestão no saneamento. A experiência de Porto Alegre despertou muito interesse em diversos países da Europa que participam do evento.