Mato Grosso do Sul avalia rede de atendimento às mulheres vítimas de violência

22/06/2003 - 11h49

Campo Grande, 22/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Foi encerrada neste final de semana a Primeira Avaliação da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, criada por meio de portaria no dia 31 de março. O encontro ocorreu no auditório do Palácio do Governo do Estado. Participaram representantes dos órgãos que integram a rede.

Durante o evento, houve exposição dos casos, explanação das áreas envolvidas no trabalho contra violência, avaliação dos avanços e dificuldades enfrentados pela rede, além da apresentação da proposta de um formulário de atendimento da rede e de transformação da portaria em decreto.

De acoordo com a coordenadora-especial de Políticas Públicas para a Mulher, Maria Rosana Rodrigues Pinto Gama, os encontros entre os órgãos integrados na rede devem ser permanentes. "A reunião foi positiva, pois possibilitou termos uma visão dos pontos que precisam receber mais atenção, como o trabalho de intensificação de conscientização das mulheres vítimas de violência, para que elas procurem acompanhamento psicológico", afirmou.

Na próxima reunião, que está marcada para 18 de julho, serão discutidas questões sobre a capacitação dos profissionais envolvidos na rede para maior integração do trabalho de combate à violência contra a mulher.

Além da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher, participaram da reunião representantes da secretaria de Saúde; Secretaria Municipal de Saúde; Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher; Centro de Atendimento à Mulher Cuña Mbarete; IML (Instituto Médico Legal); Diretoria da Polícia Civil e Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal), que a partir de parceria com o Governo do Estado, presta atendimento psicológico às vítimas de violência no IML (Instituto Médico Legal).