São Luís, 22/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - As iniciativas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal começam a ser implementadas no Maranhão. As ações já estão em andamento com recursos do Tesouro Estadual.
Segundo o secretário de imprensa do Governo do Maranhão, jornalista Udes Cruz, o governador José Reinaldo está cumprindo todos os compromissos assumidos nessa área. "O chefe do Executivo maranhense está adotando medidas com vistas a melhorar as condições de vida da população mais carente, incluindo os afro-descendentes", disse o secretário.
Udes Cruz apontou ainda melhoramentos de vias de acesso, eletrificação rural, construção de unidades habitacionais e o incentivo às culturas de caprinocultura. Ele revelou que a estratégia é melhorar o índice de desenvolvimento humano nos municípios mais carentes, reduzindo as desigualdades sociais.
Dados divulgados pelo Censo de 2000 do IBGE indicam que o Maranhão possui 5,6 milhões de habitantes, sendo que os negros e pardos representam a grande maioria da população.