Brasília, 22/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Foi enterrado hoje, no cemitério Campo da Esperança, em Brasília, o pai do ministro do Esporte, Agnelo Santos Queiroz. O pai do ministro, que tinha o mesmo nome, estava com 73 anos e faleceu ontem, às 21h, vítima de complicações ósseas causadas por um câncer.
O ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, e o líder do governo na Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), compareceram ao enterro, para prestar solidariedade ao ministro. Rebelo, que é amigo pessoal de Agnelo, disse que perdas familiares são sempre muito dolorosas. "É sempre uma perda muito lamentada, principalmente, no caso dele, quando a perda é o pai", comentou.
Sobre o fato de estar representando o governo no funeral, Aldo Rebelo, acrescentou: "Temos, como filosofia, o sentido da solidariedade, inclusive quando envolve pessoas do governo". O enterro de Agnelo Santos Queiroz ocorreu por volta de meio-dia.
O ministro Agnelo Santos Queiroz Filho cancelou todos os compromissos oficiais previstos para hoje. Ele participaria, às 9h, da Corrida dos Carteiros, realizada em frente à sede dos Correios, no Eixão Norte. Depois, às 10h, faria a prova de abertura do Campeonato Brasileiro de Triatlo, na Ponte JK, também em Brasília.
À tarde, a partir das 14h, participaria do encerramento da X Copa Águia de Hipismo, que começou ontem. Agnelo iria abrir as provas e entregar as medalhas. A copa é uma das eliminatórias para o sul-americano e esse ano teve 260 cavaleiros participantes, um dos maiores números de sua história. São sete categorias, de mirim a cavaleiros seniors. Entre os destaques estão o brasiliense Thiago Rhavy, vencedor da prova júnior de salto de obstáculos de 1,35 metro.
IDM