Rio, 22/6/2003(Agência Brasil-ABR) – O ministro da Cultura, Gilberto Gil, assina amanhã (23), nesta capital, às 15h30m, com o Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Tito Ryff, e o reitor da PUC (Pontíficia Universidade Católica), padre Jesus Hortal Sanchez, protocolo de cooperação para a realização de estudos sobre as cadeias produtivas das indústrias do audiovisual, gráfica, editorial e do design no Rio de Janeiro. O evento será na sede da PUC.
Os estudos permitirão a elaboração de planejamentos estratégicos e de políticas de incentivo às emissoras de televisão e de rádio, indústrias fonográficas, gráficas, editoras e empresas cinematográficas, que tornam a economia da cultura uma das principais do Estado. Esse potencial ainda é desconhecido e, segundo estimativas, só pode ser comparado ao da indústria do petróleo.
Também amanhã, na PUC, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo firmará com apoio da Associação Brasileira de Produtores de Discos(ABPD), convênio para o desenvolvimento do primeiro curso superior para formação de executivos de música criado no Brasil. Outros convênios que serão assinados na oportunidade visam ao estudo setorial sobre propriedade intelectual e direito autoral, o desenvolvimento do projeto Film Comission – com apoio da Educare Brasil e da Motion Pictures Association (MPA) – e o estudo da cadeia produtiva da indústria gráfica – com a PUC, o Sindicato da Indústria Gráfica do município do Rio de Janeiro (Sigraf) e a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf).
Durante o evento, serão apresentados os resultados do estudo sobre a cadeia produtiva da música no Estado do Rio de Janeiro, realizado pela Incubadora Cultural da PUC, com o apoio do Sebrae-RJ, Sebrae nacional, Instituto Fecomércio (IF), Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD) e Rock in Rio. (Alana Gandra).