Brasília, 22/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 40 unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), localizada em Brasília, e a Fundação de Apoio à Pesquisa Dalmo Giacometti, promovem, a partir de amanhã (23) e até o dia 4 de julho, o XXIII Curso de Micromanipulação e Transferência de Embriões nas Espécies Bovina e Eqüina.
O curso é realizado duas vezes por ano e tem como objetivo capacitar médicos veterinários em transferência de embriões bovinos e eqüinos. Participarão do curso dez médicos veterinários do Brasil e da América Latina.
O curso tem como objetivo também apresentar as novas ferramentas tecnológicas na reprodução animal e em áreas correlatas, como: sexagem (definição do sexo antes do nascimento)de embriões e sêmen; punção folicular e fecundação in vitro; clonagem; transgênese e seleção assistida por marcadores genéticos.
A equipe de biotecnologia animal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que ministrará o curso, é coordenada pelo pesquisador Rodolfo Rumpf, e foi a responsável pelo desenvolvimento do primeiro animal clonado no Brasil: a bezerra Vitória da Embrapa. Ela hoje tem dois anos e vive muito bem no Campo Experimental Sucupira, também localizado em Brasília, onde são desenvolvidas as pesquisas de reprodução animal da Unidade.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (61) 448-4660, fax: (61) 340-3672 e 340-3624; ou pelo correio eletrônico: catcurso@cenargen.embrapa.br.