Rio, 22/6/2003 (Agência Brasil - ABr) – A campanha "A Refinaria é Nossa", pela construção de uma refinaria de petróleo no Norte do estado do Rio, lançada em janeiro passado pela governadora Rosinha Garotinho e pelo empresariado fluminense, vai ganhar na próxima quarta-feira um aliado de peso - os estilistas de moda do Rio. Nesse dia, as sete instituições que oferecem curso de moda na cidade e a Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Rio (Ajorio) realizam, às 19h, na Estação da Leopoldina, o Refina Rio, desfile que irá apresentar roupas e acessórios elaborados a partir do tema petróleo.
Serão 70 criações de alunos de faculdades e escolas de moda do Rio de Janeiro, como a Universidade Cândido Mendes, que apresentará o tema "Natureza e Origem do Petróleo"; Estácio de Sá, com "Plataformas e Estruturas"; Instituto Zuzu Angel/Veiga de Almeida, com "Produtos e Derivados de Tecnologia"; o Senai/Cetiqt, com "A Bacia de Campos"; a Universidade Salgado de Oliveira, abordando o "Mar, Extração e Plataformas"; a Universidade Plínio Leite, com "Uniformes e Profissões"; e o Senac-Rio, que apresentará "Reciclagem, Meio Ambiente e Consciência Ecológica".
Paralelamente ao desfile, 11 designers de jóias integrantes da Ajorio realizarão a exposição "Objeto refinado", com peças inspiradas no petróleo e feitas a partir de materiais derivados do produto. Os alunos das escolas de moda criaram ainda mais 35 figurinos que também ficarão expostos no local, junto com duas bolsas criadas especialmente para a campanha pelo estilista Gilson Martins. A idéia é mostrar também um pouco da história do petróleo e sua ligação com o estado.
"O desfile enfocará a refinaria, mas também terá subtemas como a extração do petróleo e plataformas", informou Alexandre Nunes, produtor artístico do evento. Para ele, o desfile vai exigir o máximo dos alunos, dando a eles condições para ousar. "O fato mais interessante desse evento será ver a capacidade criativa e inventiva dos estilistas e designers, que traduzirão em roupas e jóias um tema tão inusitado".
Para prestigiar o evento, a governadora Rosinha Garotinho, que assistirá ao desfile ao lado do secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, também usará um modelo alusivo à campanha. Criação do estilista Tony Palha, o vestido da governadora será de musseline em tons de azul petróleo, com gotas de cristal e echarpe que envolve o braço. Nos pés, escarpin forrado em musseline com cristais pendurados, idealizado por Manuela Carrera.