Brasília, 22/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)patrocinará nos dias 3 e 4 de julho, em Belo Horizonte (MG), o encontro internacional "A dimensão ética do desenvolvimento: os novos desafios éticos do Estado, da empresa e da sociedade civil",
O encontro reunirá líderes governamentais, empresariais e da sociedade civil do Brasil, do continente e de outras partes do mundo para examinar aspectos básicos da agenda ética da América Latina e identificar projetos concretos para impulsionar esses valores na região.
O primeiro-ministro da Noruega Kjell Magne Bondevik e o presidente do BID, Enrique Iglesias, abrirão o encontro. A conferência inaugural será apresentada (à distância) pelo prêmio Nobel de Economia Amartya Sen. O ministro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil, Tarso Genro, é um dos palestrantes convidados.
O evento visa a atender ao que o presidente do BID, Enrique Iglesias, chama de "a sede de ética, que hoje tem grande força na América Latina democrática". Entre os conferencistas, além de Tarso Genro, estão o professor associado da Universidade de Oslo, Sturla Stalsett; a diretora da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal) e ex- vice-presidenta da Costa Rica, Rebeca Grynspan; o assessor especial da Presidência do Brasil, Oded Grajew; a subgerente regional do BID, Luisa Rains; e o diretor do Instituto Internacional de Gobernabilidad, Joan Prats i Catala.
Também farão apresentações Susan Aronson da National Policy Association dos Estados Unidos; o reitor da Universidad Padre Hurtado do Chile, Fernando Montes; o subgerente do Departamento de Desenvolvimento Sustentável do BID, Antonio Vives; e o coordenador geral da Iniciativa do BID, Bernardo Kliksberg.
Além das sessões plenárias centrais, estão previstas 12 oficinas em que os participantes analisarão algumas experiências internacionais exemplares de ética aplicada, capital social, responsabilidade social da empresa, transparência, voluntariado, valores éticos e sistema educativo e outras áreas afins.
"Neste encontro, que já despertou grande expectativa, representantes do governo, do setor privado e da sociedade civil estudarão como trabalhar de modo mais eficaz para enfrentar juntos os desafios éticos da região através de alianças estratégicas", disse Kliksberg.
A reunião está sendo organizada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, a Iniciativa Interamericana de Capital Social, Ética e Desenvolvimento criada pelo BID, o Governo da Noruega, a Divisão de Estado e Sociedade Civil do BID para os países do Cone Sul e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais