Rio, 22/6/2003 (Agência Brasil-ABR) – A Agência Nacional do Petróleo realiza amanhã (23), a partir das 9h, em conjunto com a CPI dos Combutíveis da Câmara Federal, uma mega-operação de fiscalização da qualidade dos produto vendidos por distribuidoras e postos no Rio de Janeiro.
A visita aos postos será acompanhada por três fiscais da ANP, um químico munido de um analisador portátil, agentes da polícia de defesa do consumidor e representantes do Ministério Público estadual e federal. Essa será a primeira diligencia em conjunto com a ANP desde que a CPI foi instalada, no dia 7 de maio passado.
O presidente da Comissão, deputado federal Carlos Santana(PT/RJ), disse que serão verificadas a qualidade do combustível vendido e as notas de compra para detectar possíveis fraudes e adulterações.
O roteiro será escolhido no momento de início da operação para evitar que as empresas e postos consigam esconder irregularidades que, porventura, estejam praticando. A operação será repetida no dia 24 em Limeira, interior do estado de São Paulo. (Alana Gandra)