São Paulo, 22/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Começou agora há pouco a 7ª Parada do Orgulho Gay na capital paulista. Participam do evento, segundo os organizadores, cerca de 800 mil pessoas, animadas por 21 trios elétricos.
Segundo o vice-presidente Ideraldo Beltrami da Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de São Paulo, além da festa, os organizadores pretendem com a visibilidade do evento criar um canal de comunicação para discutir a afirmação da cidadania homossexual e buscar na sociedade o respeito à divergência sexual.
Este ano o evento tem com tema "Construindo Políticas Homossexuais". A Parada teve início no vão livre do Masp e vai percorrer 3,4 km, saindo da Avenida Paulista e passando pela Rua da Consolação e pela Avenida Ipiranga até chegar à Praça da República. No local, será realizado no início da noite um show com Elza Soares.
Ao todo, 860 policiais e mais 400 seguranças contratados pelos organizadores fazem a segurança em todo o trajeto da parada. Também estão disponíveis para os participantes do evento 300 banheiros químicos.
Segundo os organizadores, se for confirmada a estimativa de público, este será o terceiro maior evento gay do mundo, sendo superado apenas pelas paradas de São Francisco, nos Estados Unidos, que reuniu 1 milhão de pessoas e a de Toronto, no Canadá, com 850 mil participantes.