Rio, 21/6/2003 (Agência Brasil - Abr) - A tecnologia de reciclagem de pneus velhos, desenvolvida pela Petrobrás, e aplicada com sucesso em sua Unidade de Negócio da Industrialização do Xisto, em São Mateus do Sul, no Paraná, será apresentada no 3º Fórum de Energia Limpa, que será realizado nos dias 23 e 24 de junho, no Rio de Janeiro.
Segundo a assessoria de Imprensa da estatal, desde que essa tecnologia foi implantada, em maio de 2001, a Petrobrás já reciclou mais de 5 milhões de pneus que, processados com o xisto, resulta em gás e petróleo. A Unidade de Negócio da Industrialização do Xisto é a única no mundo que utiliza o processamento de pneus com o xisto e tem capacidade para reciclar 27 milhões de pneus/ano, o equivalente a 140 mil toneladas. Os pneus inservíveis são recebidos de empresas situadas nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Paraná.
A apresentação do tema "Co-processamento de pneus inservíveis gerando combustíveis. Transformando passivo ambiental em energia" será realizada por Fernando José da Silva, da Gerência de Planejamento e Controladoria da Unidade do Xisto, nesta segunda-feira. O 3º Fórum de Energia Limpa, que acontece no Pestana Rio Atlântica Hotel, na Zona Sul da cidade, será aberto pela coordenadora geral de Energia Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Laura Porto.
Em sua apresentação serão abordadas a estrutura da energia elétrica brasileira e as propostas para o novo modelo energético. Já Hélvio Neves Guerra, superintendente de Estudo e Informação Hidrológica da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) falará sobre a descentralização da geração energética e também da necessidade de regulação do mercado. (Nielmar de Oliveira)