Porto Alegre, 21/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Força do Agronegócio brasileiro estará em debate no 18º Seminário da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto - Cooplantio, a partir desta segunda-feira (23) em Gramado (RS). Até a quarta-feira, o evento que será aberto oficialmente pelo ministro interino da Agricultura e do Abastecimento, José Amauri Dimarzio, vai receber profissionais e representantes de diversas áreas do agronegócio do País para discutir os avanços, resultados e expectativas relacionadas ao sistema.
O presidente da Cooplantio, Daltro Benvenuti, disse que o plantio direto é um dos grandes responsáveis pela safra recorde de 115 milhões de toneladas que o País está colhendo no ano-agrícola 2002/2003. Segundo ele, a intenção de difundir o sistema também se traduz em números: são 43 filiais espalhadas pelos três estados da região Sul, onde uma equipe de 130 agrônomos e técnicos agrícolas atuam na assistência técnica qualificada para os seus 16 mil associados.
O secretário Nacional de Defesa Agropecuária, Maçao Tadano, e autoridades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná estarão na abertura oficial do seminário às 14h. O ex-ministro da Agricultura, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, fará a primeira palestra do evento, falando sobre "Brasil: A Última Fronteira Agrícola", logo após a cerimônia oficial.