Rio, 20/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A ministra Emília Fernandes, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, disse hoje, nesta capital, durante visita ao Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, que o grande objetivo da secretaria é implantar uma nova mentalidade na sociedade brasileira, de forma a ressaltar o reconhecimento e a luta das mulheres. "A discriminação está presente no dia a dia e isso justifica a busca por um espaço de construção coletiva", afirmou a ministra.
Segundo Emília Fernandes, o fortalecimento do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) é uma das iniciativas que estão sendo postas em prática no âmbito federal. Ela informou que, até o fim do mês, o governo federal estará publicando o novo regulamento da entidade.
A ministra adiantou que estão programados para o segundo semestre dois encontros nacionais: um de delegadas de policia e outro do pessoal das casas-abrigo. Emília Fernandes também anunciou que, nos dias 21 e 22 de agosto, será realizado, na Bahia, um grande encontro de mulheres, intitulado Gênero, Raça e Etnia.
A ministra já visitou 13 estados e, até o fim do ano, pretende percorrer todas as unidades da Federação, mantendo contatos com os órgãos e entidades ligados à questão de gênero.