Meteorologia prevê inverno mais rigoroso este ano

20/06/2003 - 15h42

Brasília, 20/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O inverno começa oficialmente nesta terça-feira, às 16h10, e segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, as previsões são de um inverno mais rigoroso que no ano passado, mas que não será exageradamente frio.

Este ano os efeitos dos fenômenos El Nino e La Nina, que provocam o aquecimento e o esfriamento das águas do Pacífico não serão intensos, o que possibilita a ocorrência de um inverno dentro da normalidade.

De acordo com o diretor-geral do INMET, Augusto Athayde, são as seguintes previsões para as regiões:

Na região norte, o volume de chuvas aumenta, principalmente no norte do Amazonas. A consequencia são as cheias devido ao aumento de água nos rios.

Na região nordeste as chuvas continuam até agosto no litoral : no interior, principalmente no Piauí e Maranhão, a previsão é de queda das temperaturas, mas sem ocorrência de chuva.

No Centro-Oeste o inverno traz o chamado período seco. As chuvas no Distrito Federal e Goiás só ocorrerão na segunda quinzena de setembro. O INMET alertou que devido à seca prolongada, aumenta a possibilidade de queimadas na região.

Nas rregiões Sul e Sudeste a previsão é de um inverno com muita geada, e até neve nas regiões mais altas.

Mas o INMET esclarece que ninguém deve esperar um inverno muito rigoroso, fora dos padrôes. "A população pode sentir alguma diferença porque os dois últimos invernos foram mais quentes, devido ao fenômeno El Nino" completou o diretor-geral do INMET.