Lula confia que Brasil e EUA terão relacionamento perfeito

20/06/2003 - 18h15

Washington, 20/06/2003 (Agência Brasil - ABr) - Depois do encontro de quase três horas com o presidente norte-americano George W. Bush na Casa Branca, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu com bom-humor ao ser questionado se tinha gostado pessoalmente de seu colega norte-americano. "Eu gosto mesmo é da dona Marisa Letícia Lula da Silva", reagiu o presidente, arrancando risos dos jornalistas e funcionários da Embaixada do Brasil que acompanharam sua entrevista, na qual fez um balanço do encontro com o presidente Bush na manhã de hoje.

Segundo Lula, o fato de os dois presidentes serem pessoas "com pensamentos ideológicos diferentes" isso não impede que mantenham uma relação civilizada em questões de interesse dos dois países.

"Sabemos a importância que tem os Estados Unidos, de investidores norte-americanos no Brasil, e queremos tratar isso com muito carinho. Da mesma forma que acredito que o presidente Bush esteja vendo no Brasil um parceiro importante", ressaltou o presidente Lula.

Lula disse que o presidente George W. Bush sabe do peso que o Brasil tem na manutenção da paz na América do Sul, e afirmou que a relação com o presidente norte-americano não é pessoal, mas de chefes de Estado. "Estou convencido de que nós temos a chance de fazer a mais perfeita relação Brasil-Estados Unidos", enfatizou o presidente.

"Eu acredito nas relações humanas. Se dois seres humanos forem sinceros, a relação pode ser muito positiva", enfatizou Lula. A "química" com o presidente George Bush, segundo Lula, é algo que ele não pode medir. "Acho que precisaríamos perguntar a um analista. Essa coisa de química não entendo bem", brincou o presidente.