Washigton, 20/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, já estão reunidos por cerca de meia hora na Casa Branca para discutir os principais pontos das relações políticas e comerciais entre os dois países. No início do encontro, os dois presidentes fizeram um rápido pronunciamento à imprensa para falar das expectativas da reunião. Bush foi o primeiro a falar, deu as boas vindas a Lula, e disse que a reunião mostra o quanto as relações Brasil-Estados Unidos são importantes.
Segundo Bush, o Brasil é uma parte muito importante para manter a América do Norte e a América do Sul em paz, com prosperidade. "Eu posso dizer que do ponto de vista dos Estados se trata de uma relação vital muito importante e sempre crescente", disse Bush. O presidente norte-americano disse estar "muito impressionado" com a visão de mundo do presidente brasileiro. "é um homem que sem dúvida preocupa-se muito com todo povo e com o Brasil, e não só tem um grande coração, mas também tem a capacidade de trabalhar conjuntamente com os membros do seu governo com o povo brasileiro em favor da prosperidade, contra a pobreza e a fome", enfatizou George W. Bush.
O presidente dos Estados Unidos encerrou suas boas vindas dizendo ser uma "honra" a presença de Lula na Casa Branca e disse que hoje as séries de iniciativas discutidas entre os dois chefes de estado mostram a importância da relação do Brasil com os EUA. Tanto Bush quanto Lula se utilizam de tradutores durante a conversa. Após o encontro reservado, os dois presidentes terão reunião ampliada com a participação de ministros brasileiros e norte-americanos.