Brasilia, 20 (Agência Brasil - ABr) - Brasil e Estados Unidos criaram, há pouco, o Grupo de Trabalho para o Crescimento. Seus principais compromissos são alavancar a produtividade da economia de ambos países, reduzir entraves para a criação e expansão das pequenas e médias empresas, aumentar o crédito, promover o comércio, além de fortalecer a concorrência doméstica e a infra-estrutura.
Afirma-se, em nota divulgada à imprensa, depois do encontro do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, com o secretário do tesouro americano, John Snow, que o grupo não beneficiará apenas os dois países, mas também o restante do continente.
Os representantes do Brasil no grupo de trabalho são o secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, e o secretário de Política Econômica, Marcos Lisboa. Pelos Estados Unidos, o indicado é o subsecretário para assuntos internacionais do tesouro americano, John Taylor.
A primeira reunião do Grupo de Trabalho para o Crescimento será no terceiro trimestre deste ano. Antônio Palocci está nos Estados Unidos desde ontem, acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma série de encontros, que inclui o presidente George W. Bush.