Brasília, 19/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os governos de todos os 26 estados e do Distrito Federal formalizaram, em mensagens ao Ministério das Cidades, sua adesão ao processo de realização das Conferências Estaduais das Cidades e de formação dos Conselhos Estaduais das Cidades. A adesão significa que os governadores assumiram o compromisso de debater os problemas e as políticas públicas para habitação, saneamento ambiental, transporte e mobilidade urbana, trânsito e organização dos espaços urbanos.
As conferências estaduais serão realizadas no período de 16 de agosto a 28 de setembro, após as conferências municipais que se estenderão até o fim da primeira quinzena de agosto. O prazo para adesão dos governos municipais se esgotará em 30 de junho.
O processo de realização das conferências e de formação dos conselhos das cidades, nos três níveis da Federação, pretende ampliar a oportunidade de participação da sociedade, ao lado do Poder Público, na formulação de políticas para o desenvolvimento urbano.