Furlan negocia nos Estados Unidos novas fatias do mercado varejista

19/06/2003 - 9h15

Brasília, 19/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, está hoje em Washington, acompanhado do presidente da Agência de Promoção às Exportações (Apex), Juan Quirós, e mais 22 empresários brasileiros, com a missão de incrementar ainda mais o comércio do Brasil com os Estados Unidos. Uma das estratégias será a conquista de parte do mercado varejista a partir da venda de produtos brasileiros competitivos e com alto valor agregado - como cosméticos, móveis, calçados, confecções, perfumes e comidas rápidas - para a empresa Wal-Mart, uma das maiores e mais lucrativas redes de varejo do mundo.

Entre os produtos brasileiros que o ministro também pretende colocar no mercado varejista norte-americano estão os líderes da pauta de exportações do agronegócio, como lagostas, peixes, frutas e café. O ministério do Desenvolvimento pretende ainda lançar um programa de promoção comercial nos Estados Unidos - uma parceria entre a Apex e o Brazil Information Center - para ajudar empresas brasileiras a conquistarem novas fatias do mercado da maior economia do planeta.

O ministro Furlan participa também de seminários e conversa com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Donald Evans, e o presidente da Câmara de Comércio dos EUA, Thomas Donohue. A embaixadora dos EUA no Brasil, Donna Hrinak, e o embaixador, Rubens Barbosa, também participam dos encontros organizados pelo Brazil-US Business Council.

A expectativa da Apex, é a de que este ano, aproximadamente 640 empresas participem de 20 feiras internacionais dentro dos EUA.