Fórum debate participação da juventude na área social

19/06/2003 - 9h15

Brasília, 19/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A juventude de Brasília tem encontro marcado para transformar a sua vontade de mudar em atitude. Neste sábado e domingo, de 8h30 às 18h30, o Fórum de Protagonismo Juvenil do Distrito Federal será aberto a todos que têm interesse em buscar soluções para as questões comunitárias.

Em sua terceira edição, o evento tem como tema "Por uma volta ao Brasil" e espera 600 jovens para compartilharem experiências, sensações, idéias e iniciativas. A idéia é estimular e orientar a atuação criativa, construtiva e responsável do jovem na solução de problemas reais na sociedade a partir do planejamento, execução, avaliação e apropriação de resultados.

A programação do evento foi construída através da participação de Organizações Juvenis que propuseram atividades como expressões culturais, oficinas e painéis. Estarão presentes no fórum temas como cultura de paz, educação, gênero, meio ambiente, saúde e qualidade de vida, políticas públicas, arte e cultura e comunicação e mídia.

No Distrito Federal existem cerca de 30 grupos de jovens que trabalham em busca de solução para as mais diversas questões comunitárias. O fórum será um espaço para a criação de uma rede dessas organizações juvenis para que elas trabalhem articuladamente em suas ações.

O Fórum de Protagonismo Juvenil do DF, que será realizado no Colégio Marista, é organizado e promovido pela ONG Grupo Interagir e conta com o apoio do Colégio Marista, da Cultura Inglesa, do Fundo das Nações Unidas para Populações - UNFPA, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, da Unipaz e do projeto Você Apita. O Fórum terá participações marcantes como Brahma Kumaris, Projeto Ações Gerações, Grupo Atitude, Projeto Pegadas Brasil, Ministério da Assistência e Promoção Social e União dos Escoteiros do Brasil.