Brasília, 18/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Selecionados para participar da expedição Ruta Quetzal BBVA 2003, quatro estudantes de escolas agrotécnicas federais brasileiras serão recebidos amanhã, às 12 horas, pelo embaixador da Espanha no Brasil, Jose Coderch. O evento possibilitará aos alunos percorrer o quarto trajeto de Cristóvão Colombo pelo Caribe.
Cristiano de Andrade Gomes, da Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho (MG), Evelin Bordignon, da EAF Sertão (RS), Suelen Jaiana Benevides da Silva, da EAF do Bonfim (BA), de 17 anos de idade, e June Vicente de Souza, de 18, da EAF Uberlândia (MG), foram escolhidos pelo Conselho de Diretores das Escolas Agrotécnicas Federais (Condaf).
O diplomata fará, pessoalmente, a entrega das passagens, durante recepção na Embaixada, em Brasília. Os estudantes partirão de São Paulo no mesmo dia, rumo a Santo Domingo (República Dominicana). Depois, seguem para San Juan (Porto Rico) e Espanha. Em Madri, onde termina a viagem, os alunos serão recebidos pelos reis D. Juan Carlos l e Dona Sofia. Retornam ao Brasil no dia 31 deste mês.
Em Santo Domingo, os jovens se encontrarão com colegas ibero-americanos, de 43 países, nascidos em 1986 e 1987.
No Brasil, as escolas agrotécnicas federais foram indicadas para participar do evento pelo Condaf, que selecionou os alunos por meio de critérios de desempenho escolar, nível cultural e desenvoltura.
O evento é patrocinado pela Secretaria de Estado para a Cooperação Internacional e pelo Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha,