Uso intensivo de técnicas da informação é discutido no Rio

16/06/2003 - 12h19

Rio, 16/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Planejadores e gestores municipais e regionais discutem hoje como administrar questões geradas pelo uso intensivo de tecnologias da informação e comunicação, no seminário "Cidades Digitais e o Desafio de Planejamento para o Século XXI".
reunião faz parte do Mês da Sociedade da Informação, evento promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e foi aberto pelo secretário Fernando Peregrino, que destacou o papel fundamental das cidades na construção de uma nova ordem social com base na informatização.

Segundo Peregrino, é impossível se planejar o novo modelo somente em nível global, o que torna a proposta abstrata para os cidadãos, porque não inclui as cidades, onde as transformações acontecem de fato.

O seminário desdobra a questão do planejamento local para análise em sub-temas , como: Sociedade da Informação nas Cidades, Compomentes Estratégicos, Compomentes Tecnológicos, O Município e a Emergência da Netrópolis, Experiências Concretas de Cidades Digitais no Brasil, Desafios e Possíveis Soluções.

Participam do encontro representantes dos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, Piraí, Petrópolis, São Paulo e Santo André e especialistas do Jardim Botânico, Sesi, ONU, Grupo de Gestão de Tecnologia Social, UERJ e da Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana