TST recebe sugestões de associação de advogados trabalhistas

16/06/2003 - 12h04

Brasília, 16/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Francisco Fausto, receberá hoje uma lista contendo sugestões da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat) sobre súmulas que seriam passíveis de modernização ou de serem revogadas das decisões tomadas pelo TST. A lista com as sugestões para revisão de súmulas – parâmetros jurídicos ou precedentes que orientam seus julgamentos – será entregue às 15h30 pelo presidente da Abrat, Nilton Correia, que estará acompanhado de oito diretores da Associação.

As sugestões serão apreciadas, juntamente com as listas apresentadas por outras associações de advogados e magistrados, a partir do dia 23 e até dia 27. Neste período, o TST suspenderá suas sessões de julgamento e reunirá todos os ministros para trabalhar na atualização da jurisprudência, com alterações ou cancelamento de enunciados.

Na opinião de Nilton Correia, a decisão do TST de repensar sua jurisprudência revela a preocupação do Tribunal com a nova responsabilidade do Judiciário perante a comunidade, "tanto no quesito eficiência da prestação jurisdicional quanto na qualidade desta prestação de serviços".