Brasília, 16/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O País vai retomar o crescimento este ano. A opiniãop é do ministro Luiz Dulci, da Secretaria Geral da Presidência da República. Isso será possível, segundo ele, graças ao empenho do Governo Federal em recuperar a estabilidade econômica. "Esse esforço, como todos sabem, está sendo bem sucedido. A estabilidade já está, no essencial, recuperada, agora nós temos que mantê-la", observou.
O ministro, que participou de um seminário sobre emprego, disse que o debate sobre o Plano Plurianual se faz a partir da análise sobre o tipo de crescimento de que o Brasil necessita. Dulci destacou que esse é um dos objetivos dos fóruns que serão realizados até o final de julho nos 26 estados e no Distrito Federal, com a participação da sociedade civil.
Segundo o ministro, a expectativa do governo é ouvir, até dia 31 de julho, pelo menos duas mil entidades representativas de vários segmentos da sociedade. Além dos seminários descentralizados, Dulci destacou os fóruns temáticos como o realizado hoje, que foi promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e atividades de iniciativa da própria sociedade civil para debater o PPA.
Sobre a reunião do Comitê Política Monetária (Copom) do Banco Central nesta semana, o ministro disse que a decisão sobre a queda da taxa Selic, atualmente em 26,5% ao ano, é técnica. "Se for agora ótimo, se não for, será nos próximos meses. O que é certo é que este ano ainda o País vai retomar a trajetória de crescimento e os juros começarão a ser reduzidos", disse Luiz Dulci, acrescentando que foi devido a esse cenário de retomada de crescimento que o governo encaminhou ao Congresso Nacional o projeto de Diretrizes Orçamentárias prevendo para o ano que vem a redução das taxas nominal e real de juros e um crescimento do Produto Interno Bruto de pelo menos 3,5%.