SIF emitirá novos certificados para exportação de carnes à Rússia

16/06/2003 - 10h20

Brasília, 16/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A partir de hoje, o Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento passará a emitir os novos modelos de certificados sanitários para exportação de carnes para o mercado russo.

Com os novos modelos, Santa Catarina e Rio Grande do Sul retomarão a venda de carne suína, suspensa desde dezembro de 2002 e maio de 2003, respectivamente, em função de ocorrência da doença de Aujeszky.

As autoridades russas aceitaram a proposta brasileira de restringir as exportações apenas aos municípios onde se registraram focos. Esses municípios serão liberados após 12 meses sem novos focos.

Com relação à venda de carne bovina – suspensa desde abril último, em virtude do surgimento de um foco de Scrapie, em ovinos no Paraná – o Ministério obteve a concordância da Rússia em retirar a exigência da certificação para bovinos, já que a enfermidade não ocorre nesta espécie.

As autoridades sanitárias russas também vinham exigindo a certificação de ausência de doença vesicular em todo o território nacional nos últimos 12 meses. Pelo novo acordo, tal exigência só será aplicada ao estado onde a doença tenha se verificado nesse período.