Senai terá curso de pós-graduação na área de alimentos

16/06/2003 - 14h59

Rio, 16/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Senai/RJ está se habilitando junto ao Ministério da Educação para criar o Instituto Senai de Educação Superior, informou hoje a gerente de Produtos Alimentos e Bebidas do Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas (Cetec) da entidade, Maria Lúcia Farias. A habilitação permitirá ao Cetec realizar já em 2004 o seu primeiro curso em nível de pós-graduação de Segurança Alimentar na Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas, prevendo-se numa etapa posterior curso de especialização em pós-graduação na área cervejeira.

O Cetec, única cervejaria-escola da América Latina, está comemorando 10 anos de existência com a realização do Simpósio Latino-Americano de Tecnologia Cervejeira, com a participação de 140 fabricantes de bebidas e integrantes da cadeia produtiva de gases e malte de seis países latinos, além do Brasil. O evento foi aberto hoje, na sede do Cetec, em Vassouras (RJ), e objetiva repassar aos participantes as novidades existentes em tecnologia cervejeira, por meio de palestras de mestres alemães das Universidades de Berlim e de Doemens.

Criado pelo Senai/RJ em parceria com as empresas Antarctica, Brahma e Kaiser, o Cetec já formou em seus dez anos de existência 317 técnicos em cervejaria, em cursos com duração de um ano. O órgão só recebe alunos empregados das empresas de cervejaria e quer agora elevar o nível do curso uma vez que quase 100% das turmas têm nível de escolaridade superior, dos ramos de engenharia química, química industrial e engenharia de alimentos, informou Maria Lúcia Farias.