Florianópolis, 16/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Santa Catarina vacinou 418.767 crianças contra a poliomielite na primeira etapa da Campanha Nacional, no sábado. O número representa 84,12% da meta da Secretaria Estadual da Saúde, que pretende vacinar 497.847 menores de 5 anos. "O resultado alcançado foi muito positivo, pois ultrapassamos em 10,82% o número de crianças vacinadas em relação ao mesmo período do ano passado. Agora, temos de trabalhar para imunizar as 79 mil crianças que não compareceram aos postos de saúde", disse a gerente estadual de Vigilância de Doenças Imuno-Preveníveis e Imunização, Leonor Proença.
Segundo Leonor Proença, vários municípios ainda estão cumprindo os roteiros de vacinação nas áreas rurais, e os agentes comunitários de saúde também vão intensificar o trabalho para que o estado atinja 100% de cobertura vacinal. Os responsáveis pelas crianças que não foram imunizadas devem procurar os postos de saúde até o dia 27 de junho, data do término da primeira etapa da Campanha.
Além da vacina contra a poliomielite, os 941 postos de Santa Catarina também estão vacinando contra hepatite B, DTP (difteria, tétano e coqueluche), triviral (sarampo, caxumba e rubéola), haemophilus tipo B (bactéria que pode causa meningite e outras doenças) e tetravalente (haemophilus tipo B, difteria, tétano e coqueluche).
Os pais devem levar o cartão de vacinação das crianças para que sejam aplicadas as vacinas em atraso. A segunda etapa da Campanha Nacional está marcada para o dia 23 de agosto.