Plano Plurianual deverá levar em conta diversidades regionais

16/06/2003 - 17h16

Cuiabá, 16 (Agência Brasil - ABr) - O planejamento dos gastos públicos deve ser feito em função das diversidades regionais. A afirmação foi feita, hoje, pelo Ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes. Ele participou da abertura da quarta etapa de discussão pública do Plano Plurianual, realizado em Cuiabá. O PPA vai definir as prioridades do país para os próximos quatro anos. Ciro Gomes disse que o Brasil precisa de "inteligência e participação" para planejar no longo prazo, projetando seu crescimento nos próximos dez a vinte anos.

O ministro lembrou que o atual governo recebeu o país com o menor nível de desenvolvimento econômico dos últimos cinqüenta anos. Criticou o atrelamento sistemático da economia nacional a uma cultura baseada no modelo de crescimento com concentração de renda. "Vamos tentar crescer e repartir a renda de forma mais inclusiva do ponto de vista social", avaliou Ciro Gomes. Para ele, é preciso recuperar a idéia de projeto nacional e desenvolvimento, resgatar o planejamento estratégico e estabelecero controle social _ única forma de se evitar, segundo ele, a concentração de recursos. Ele afirmou que, nos últimos dez anos, o planejamento virou tarefa do mercado.

O Fórum Estadual sobre o PPA, em Cuiabá, foi aberto ao som do hino nacional tocado numa viola de cocho. Contou com a participação de representantes de mais de 80 entidades. Esses debates públicos serão realizados em todos os estados brasileiros. Já ocorreram discussões no Amazonas, Goiás e Rondônia. Amanhã (17) será a vez do Pará, e, na quarta-feira (18), do Acre.