Países participantes da Estação Espacial Internacional se reúnem nos EUA

16/06/2003 - 17h01

Brasília, 16/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O diretor de Política Espacial e Programação da Agência Espacial Brasileira (AEB), Lauro Tadeu Fortes, e o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Petrônio Noronha de Souza, participam de hoje até 4ª feira (18) da reunião de gerenciamento da Estação Espacial Internacional (EEI), no Kennedy Space Center, na Flórida, Estados Unidos.

A AEB e a agência espacial norte-america, Nasa, assinaram, em 1997, acordo para o projeto, desenvolvimento, operação e uso de equipamentos de vôo e cargas úteis para o programa da EEI. No momento, as duas agências negociam a revisão das responsabilidades e dos direitos brasileiros no Programa, que será o maior laboratório orbital já construído.

A EEI fornecerá um ambiente de microgravidade para pesquisa básica, aplicada e comercial em processos físicos, químicos e biológicos. Servirá também como um importante meio para testes de engenharia e funcionará como uma plataforma de observação para pesquisas sobre a Terra e em ciência espacial. Estados Unidos, Rússia, Canadá, Japão, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Noruega, França, Espanha, Itália, Alemanha, Suécia, Suíça, Grã-Bretanha e Brasil, países envolvidos no projeto participam do encontro.