Brasília, 16/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Levantamento do Ministério da Saúde aponta o alcoolismo como um dos principais causadores de problemas de saúde no Brasil. Somente no ano de 2001, mais de 84 mil atendimentos na rede pública tiveram ligação direta com o uso abusivo de bebidas alcoólicas. O Sistema Único de Saúde (SUS) cerca de R$ 60 milhões (SUS).
Para aumentar a prevenção e melhorar o atendimento ao alcoólatra, foi criado em Brasília um grupo de trabalho interministerial, coordenado pelo Ministério da Saúde. Representantes dos ministérios da Justiça, Cidades, Educação, Assistência Social, Agricultura, Meio Ambiente, Fazenda, as secretarias de Direitos Humanos e Antidrogas e a Advocacia Geral da União se reuniram hoje, sob a coordenação do ministro da Saúde, Humberto Costa, para discutir o plano de trabalho.
As próximas etapas do trabalho são o levantamento da legislação existente sobre o uso de álcool, em especial as Leis de Trânsito e o Estatuto da Criança e do Adolescente, e a regulamentação da publicidade de bebidas alcoólicas no país.
A idéia do ministro é que sejam proibidas propagandas que incentivem o consumo de álcool. Ele explicou que esta preocupação é motivada pela intensa veiculação de anúncios de bebidas alcoólicas nos horários de grande audiência, assistidos, inclusive, por crianças e adolescentes. A proposta será discutida em audiências públicas, realizadas pelo grupo de trabalho.
A conclusão dos trabalhos está prevista para o final de agosto, quando a proposta será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.