Brasília, 16/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O HSBC Bank Brasil e o Banco Panamericano lideram a lista das instituições com maior número de reclamações feitas ao Banco Central no mês de maio. O ranking, divulgado hoje, foi dividido, pela primeira vez, entre os bancos que têm mais e os que tem menos de um milhão de clientes.
Na lista dos bancos com mais de um milhão de clientes aparece em segundo lugar o ABN AMRO, em terceiro o Banco do Brasil; em quarto, o Unibanco; e em quinto lugar, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul.
Já no ranking das instituições com menos de um milhão de clientes, o banco Panamericano é acompanhado pelo Citibank, depois aparecem o Banco do Estado do Maranhão, o Banco de Brasília (BRB) e em quinto lugar está o Banco Mercantil do Brasil.
O Banco Central não divulgou quais foram as principais reclamações registradas no mês maio, mas nos meses anteriores, as maiores queixas dos clientes estiveram relacionadas a filas, atendimento, tarifas elevadas e uso obrigatório do caixa expresso.
A lista é feita desde março do ano passado.
A expectativa do BC com a divulgação do ranking é levar as instituições a oferecer um serviço de melhor qualidade para o cidadão. O índice de reclamações foi obtido dividindo-se o número de reclamações pelo número de clientes e multiplicando por cem mil. Com a média, foi possível identificar o banco que tem maior e menor índice de reclamações.