Campo Grande, 15/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O setor de mineração na região de Valemi, no Paraguai, a 70 quilômetros de Porto Murtinho, quer viabilizar a exportação de cimento para Mato Grosso do Sul. A proposta foi apresentada ao governador Zeca do PT pelo deputado estadual Antônio Garcete, que é empresário do setor. Segundo ele, Valemi tem preços competitivos e pode se incluir num pacote de ampliação das trocas comerciais entre Brasil e Paraguai no âmbito do Mercosul.
Garcete não falou em custos, mas assegura que o cimento produzido no Paraguai tem preços mais baixos. Ele tenta negociar o fornecimento de 120 mil sacas de cimento para as obras do Estado em Porto Murtinho. "Nossa fábrica produz mármore e cimento de alta qualidade para cada tipo de construção (argamassa, rebôco e concreto), o que torna nossos preços mais competitivos", disse.
O parlamentar e empresário paraguaio também defende parcerias com Mato Grosso do Sul na exploração do ecoturismo e pesca controlada. "Temos há 70 quilômetros de Porto Murtinho recursos naturais belíssimos, cavernas e rios e podemos desenvolver políticas ambientais conjuntas para a preservação do rio Paraguai e Apa", propõe Antonio Garcete.