Mais de 540 mil crianças recebem dose da vacina contra a pólio no Rio Grande do Sul

15/06/2003 - 15h59

Porto Alegre, 15/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Embora os dados finais só devam ser conhecidos na terça-feira, o secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, Osmar Terra, disse que já é possível considerar um sucesso a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite no Estado. Segundo ele, foram vacinadas durante todo o dia de ontem mais de 540 mil crianças gaúchas.

O secretário de Saúde, Osmar Terra, que abriu oficialmente a campanha contra a paralisia infantil (poliomielite), na Ubam (Unidade Básica de Atendimento Médico) de São Leopoldo, a 35 quilômetros de Porto Alegre, disse que uma grande mobilização foi montada em todo o Estado para realizar a vacinação.

No Rio Grande do Sul, segundo ele, foram instalados 9.101 locais para aplicação da vacina, sendo 1.567 postos fixos, com a participação de 21.563 servidores e voluntários em saúde.

Na abertura da campanha em São Leopldo, ontem pela manhã, já havia filas de mães levando as crianças para receber a vacina. O evento teve a participação da banda do 19º Batalhão de Infantaria Motorizada e dos bonecos Zé Gotinha e Pato Donald.

Osmar Terra explicou que explicou o Brasil está livre da poliomielite há 14 anos. "E este é um dos maiores eventos de eficiência dos serviços de saúde e das campanhas de vacinação, que estão varrendo do mapa doenças terríveis como esta", completou.

Em Porto Alegre o dia foi de passe livre no transporte coletivo para facilitar a vacinação e o deslocamento das pessoas.