Exército reforça vigilância na região de fronteira

15/06/2003 - 15h50

Campo Grande, 15/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Efetivos do Exército, Polícia Federal, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), DOF (Departamento de Operação da Fronteira, Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal estão participando da Operação Suçuarana. O objetivo é combater os mais diversos tipos de crimes, como o narcotráfico e contrabando, que ocorrem quase que diariamente na região de fronteira.

Para compor o efetivo do Exército, foram deslocadas tropas de Campo Grande, Coxim, Dourados, Corumbá, além de do Estado de Mato Grosso, que percorreram mais de mil quilômetros, e militares do Comando de Aviação do Exército sediado em Taubaté (SP). O total é de 2.127 homens, distribuídos em toda a região da Operação, na linha de fronteira, que vai do município de Corumbá (ao Norte) a Mundo Novo (ao Sul), numa faixa de aproximadamente mil quilômetros.

Além dos militares, estão sendo empregadas 258 viaturas de transporte de pessoal, suprimento e blindados. Também na região de Corumbá estão sendo utilizadas 17 embarcações que apóiam os postos de fiscalização fluviais. Na região sul do Estado, cinco helicópteros realizam, todos os dias, missões aéreas de reconhecimento e de apoio diurnas e noturnas.

O coordenador da operação, o general-de-divisão do Comando Militar do Oeste Alberto Pinto Silva, recebeu no dia 10, no quartel da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados, onde está centralizado o controle do exercício, chefes e diretores dos órgãos de segurança que atuam em parceria com o Exército na Operação. Ele pediu o empenho de todos para que a operação tenha sucesso. (Marília de Castro)