EUA lançam mais uma grande operação militar no Iraque

15/06/2003 - 15h49

Brasília, 15/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O exército norte-americano lançou nas primeiras horas de hoje uma grande operação militar na cidade iraquiana de Fallujah, a oeste de Bagdá, com várias unidades em busca de prováveis líderes de milícias. A operação, batizada de "Spartan Scorpion" (Escorpião Espartano), envolve 1.300 soldados da 2ª Brigada da 3ª Divisão de Infantaria, que iniciaram buscas em residências onde supostamente se encontram os iraquianos alvos da operação.

O início dessa nova ação militar coincide com o fim da "Operação Península", ataque em grande escala aos "fiéis" de Saddam Hussein, que terminou na última quinta-feira com um saldo de 100 iraquianos mortos e detenção de 400 suspeitos, dos quais 60 continuam presos.

Na região de Fallujah, a 60 quilômetros de Bagdá, têm sido freqüentes as emboscadas a tropas americanas. A incursão ocorre no momento em que se intensificam as operações norte-americanas cujo objetivo é aniquilar os focos de resistência em território iraquiano. (Lusa)