50 mil universitários disputam o Desafio Sebrae

15/06/2003 - 14h28

Campo Grande, 15/2003 (Agência Brasil - ABr) - Oportunidade de dirigir uma empresa, dominar um mercado, competir com equipes de todo o País e ainda ganhar uma viagem internacional a um centro de referência em empreendedorismo. Essas são as vantagens do Desafio Sebrae que atingiu a meta de 50 mil inscrições de universitários para disputar o jogo. Mais de dois mil estudantes estão na lista de espera e só poderão entrar caso haja desistência. Na última edição, foram 43 mil, formando 10 mil equipes concorrentes.

A partir de amanhã (16), começa a fase de "aquecimento", quando os participantes terão a oportunidade de testar seus conhecimentos. Essa fase, que é opcional e não conta pontos para a competição, vai até o dia 2 de agosto. Serão perguntas sobre gestão de negócio, empreendedorismo, cooperativismo, incubadoras de empresas e parques, patrocinadores e cultura geral.

As equipes receberão um kit, via sedex, destinado ao endereço da equipe, com o software contendo a primeira etapa do Desafio. Após a instalação é só esperar o início da competição, que será anunciado no site www.desafio.sebrae,com.br.

No ano passado, Mato Grosso do Sul participou com 765 acadêmicos. Este ano são 1.421 inscritos, dividos em 328 equipes, o que representa 181% de aumento. Desse número, 36% são acadêmicos do curso de Administração. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) teve o maior número de inscritos, com 372 acadêmicos, seguida pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com 357, e pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - Uniderp, com 228. Também no ano passado, a equipe Amigos do Gaúcho, da UFMS, recebeu computadores por ter sido classificada na fase semi-final.

No Desafio Sebrae, o estudante administra uma empresa virtual e deve tomar decisões em todas as áreas do negócio, desde o preço dos produtos, marketing e qualidade e compra de matérias-primas. Neste ano, os participantes vão conviver com a administração de uma empresa do setor de confecção de surfwear (moda praia).