Preso ex-primeiro-ministro iraquiano

22/04/2003 - 10h27

Doha(Catar), 22/04/2003(Agência Brasil-ABr/CNN) -- Muhammad Hazmaq al Zubaydi, ex-primeiro-ministro iraquiano e número 18 na lista dos 55 mais procurados pelos Estados Unidos no Iraque, foi preso, segundo comunicado do Comando Central norte-americano.

Zubaydi, que também atuou como comandante da região do Eufrates, está sendo considerado a figura mais importante do regime de Saddam Hussein presa até o momento.

Acredita-se que ele foi responsável pela violenta repressão aos levantes de muçulmanos xiitas, muitos dos quais terá matado pessoalmente.

Um comandante das chamadas "forças livres do Iraque" disse ao correspondente da revista Time Brian Bennet que sua organização possui um fita de vídeo em que se vê Al Zubaydi torturando e assassinando a tiros prisioneiros depois de uma rebelião.

Zubaydi foi capturado na localidade de Hillah, no centro do país, pelas "forças livres do Iraque", em coordenação com tropas de operações especiais do Exército norte-americano, disse Brian Bennet à CNN.

Funcionários norte-americanos acreditam que Al Zubaydi possa ter informação sobre locais com armas de destruição em massa.

Al Zubaydi é a rainha de espadas no jogo de cartas com as figuras dos líderes iraquianos procurados pelas forças dos Estados Unidos.

Das 55 pessoas que figuram na lista dos mais procurados, outros seis já foram capturados.

O Congresso Nacional Iraquiano, um grupo oposicionista que trabalhou longo tempo com os Estados Unidos, informou que outro ex-funcionário iraquiano, genro de Saddam Hussein, se entregou voluntariamente e foi levado às autoridades norte-americanas nessa segunda-feira.