Vitória, 22 /4/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se hoje às 9 horas, no Palácio do Governo do Espírito Santo, com representantes do setor cafeeiro. De acordo com o governador Paulo Hartung, o encontro foi proposto pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, com o objetivo de desenhar uma política nacional para o setor, visando melhorar a posição do Brasil no comércio internacional.
Participam também do encontro o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e os governadores de Minas Gerais, Aécio Neves, da Bahia, Paulo Souto, e de São Paulo Geraldo Alkmim, maiores produtores de café do País. Segundo dados do ministério da Agricultura, o Brasil produziu no ano passado 2,4 milhões de toneladas de café.
Às 10h30, também no Palácio Anchieta, com a presença do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, Lula e Hartung assinam convenio de adesão do Espírito Santo ao Sistema Único de Segurança Pública, que envolve investimentos de R$ 50 milhões no combate ao crime organizado no estado. Neste mesmo evento Lula receberá o Grande Colar Jerônimo Monteiro, maior condecoração do estado.
Às 15 horas, o presidente vai à Companhia Siderúrgica de Tubarão, onde será anunciada a implantação do terceiro autoforno de produção de ferro guza da companhia, que entrará em funcionamento em 2006.
Lula está em Vitória desde ontem à noite, quando jantou com o governador Paulo Hartung, que fez aniversário, e a primeira dama Cristina. O presidente está hospedado na residência oficial do Governo do Espírito Santo. O embarque do presidente para Brasília está previsto para as 17h30.