Moscou,21/04/2003(Agência Brasil-ABr/CNN) -- Na cidade russa de Nizhny Novgorod não se fala em outra coisa – a fabricante de automóveis GAZ assinou um contrato de 100 milhões de dólares com o governo do Iraque, em setembro passado, para entregar um total de 20 mil táxis, até o fim de 2004.
O acordo também inclui uma rede de oficinas mecânicas a ser instalada por todo o Iraque.
Mas os executivos da GAZ têm um problema sério – o documento foi assinado com um governo que não existe mais.
"Nós não queremos apenas ter as nossas despesas reembolsadas, mas também desejamos trabalhar no Iraque e não precisamos do envolvimento de questões políticas nos negócios", declarou o diretor-geral da companhia, Alexey Barantsez. "Queremos que nos deixem vender os nossos carros onde eles são necessários".
Em Moscou e outras cidades da Rússia, o Volga, da GAZ, é o carro preferido dos taxistas.
Esse modelo começou a ser produzido em 1956 e, atualmente, custa o equivalente a quatro mil dólares.
Vladimir Zatiyev, um motorista de táxi de Moscou, resumiu o que seus colegas pensam do carro: "Não é um automóvel moderno, está na média e é aceitável".
Os Volga encomendados pelo regime de Saddam Hussein saem por cinco mil dólares, cada um, mas isso porque estão sendo equipados com um acessório que não é necessário na Rússia – aparelhos de ar condicionado, importados dos Estados Unidos – além de vidros automáticos.
A GAZ afirmou já ter gastado 12 milhões de dólares para adaptar sua linha de montagem, nos últimos 18 meses.
Tudo isso, somado ao contrato de 100 milhões, poderia escoar pelo ralo se o acordo com Saddam não for honrado pelo futuro governo do Iraque.
Enquanto isso, os engenheiros da companhia tentam manter os motores em ordem.
E, pelo andar da carruagem, pode demorar muito até que os passageiros de Bagdá possam usar os táxis com ar condicionado importados da Rússia.