Brasília, 21/4/2003 (Agência Brasil - ABr) - O grande presente que Brasília precisa receber, ao completar 43 anos de fundação, é ter construído o seu museu, no eixo monumental, obra indispensável e que já despertou a atenção do governador do DF e contará com o apoio federal –afirmou, hoje, o arquiteto Oscar Niemeyer, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM.
O arquiteto afirma que é preciso defender Brasília como cidade-modelo, fazendo-se mais construções nas cidades-satélites, mais acolhedoras, de modo a desafogar a concentração urbana atual que se verifica na capital. Niemeyer recorda que a inspiração de Juscelino Kubitschek para construir Brasília começou depois do sucesso da obra da Pampulha, em Belo Horizonte, que era também um grande desafio e levou dois anos para ser construída. O sucesso lá obtido, segundo o arquiteto, levou JK a se decidir pela construção da nova capital.
Ele afirma que a história de Brasília tem que lembrar sempre o nome de Lúcio Costa, o idealizador do plano urbanístico da capital e também o de Israel Pinheiro, o braço-direito de Juscelino, sem o qual tudo teria sido mais difícil.