Brasília, 21/4/2003 (Agência Brasil - ABr) - Cerca de quatro mil pessoas assistiram à IV meia-maratona de Brasília, que aconteceu hoje de manhã, no Eixo Rodoviário Norte-Sul de Brasília (Eixão) entre as quadras 105 Norte e 113 Sul. O balanço foi feito pelos organizadores da competição. O público torceu e vibrou com a chegada de cada um dos atletas depois de coompletarem os 21 quilômetros de percurso. A competição é um dos eventos que marcaram hoje o aniversário da cidade.
Os vencedores da competição foram os atletas Valdenor dos Santos e Marizete Moreira dos Santos. Valdenor é contratado pelo Esporte Clube Cruzeiro, de Minas Gerais, mas mora e treina em Brasília. Ele completou a prova em 1 hora e 6 minutos. Marizete Moreira dos Santos, fez o percurso dos 21 km em 1 hora e 19 minutos. Ela também é moradora de Brasília e venceu a meia-maratona pela terceira vez.
Os dois atletas fazem parte da elite do atletismo brasileiro. Valdenor dos Santos já foi vice-campeão da corrida de São Silvestre, recordista sul-americano dos quinze mil metros e vencedor por mais de dez vezes da prova dos dez mil metros do Troféu Brasil, principal competição de atletismo do país.
Além da meia-maratona, foi realizada uma corrida com percurso de sete quilômetros. Os vencedores foram Francisco Lima, conhecido como Sales, e Maria Elenilde Ribeiro Guerra, ambos de Brasília.
A Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal recebeu cerca de 1.500 inscrições para as provas, mas calcula que mais de 1.800 pessoas tenham participado. Alguns atletas reclamaram da organização e das premiações. A advogada Petrina Lopes Pereira, vencedora da meia-maratona entre as atletas de mais de 60 anos, disse que o valor de até R$ 25,00 cobrado pelas inscrições, além dos patrocinadores do evento, poderiam garantir premiações melhores, até mesmo para incentivar a participação de mais atletas. Os vencedores das categorias principais receberam troféus e R$ 1,0 mil. (Alfredo Lopes)