Ouro Preto (MG), 21/04/2003 (Agência Brasil – ABr) – No dia em que o Brasil lembra a memória do mártir da Inconfidência Mineira - Tiradentes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será homenageado, nesta cidade, com o Grande Colar da Inconfidência – medalha entregue desde 1952 para os brasileiros que tenham contribuído para o prestígio e a projeção do estado de Minas Gerais. A cerimônia está prevista para às 11h, logo após chegada do presidente.
Lula passará em revista as tropas do Instituto de Educação de Segurança Pública, formadas em sua honra, e, em seguida, acenderá a "Pira da Liberdade", em memória dos brasileiros mortos na Inconfidência Mineira. Às 11h40, terá início a entrega formal das medalhas do Mérito da Inconfidência a 187 personalidades homenageadas, este ano, pelo governo de Minas Gerais.
São quatro medalhas: Grande Colar (que será entregue somente ao presidente Lula), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Entre os agraciados, estão os ministros Antônio Palocci (Fazenda), Gilberto Gil (Cultura), a presidente da Fundação Ayrton Senna, Viviane Senna, e Zilda Arns, da Pastoral da Criança.
Após a cerimônia, o presidente Lula terá almoço privado, numa fazenda situada nos arredores de Ouro Preto e, depois, seguirá para Belo Horizonte, onde terá um rápido encontro com o ex-prefeito de Belo Horizonte, Célio de Castro.
O embarque do presidente para Vitória (ES) está previsto para às 17h10.