Lula e Aécio Neves homenageiam Tiradentes

21/04/2003 - 11h36

Belo Horizonte, 21/4/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, prestaram há pouco homenagem ao mártir da Inconfidência Mineira, Tiradentes, ao depositar uma coroa de flores sob a bandeira da Inconfidência Mineira - "Liberdade, ainda que tardia". A população local acena e estende faixas de apoio ao presidente. Lula, no entanto, presenciou um dos primeiros protestos contra o seu governo, desta feita comandado pela Liga Operária dos Trabalhadores do Campo, através de uma faixa contrária às reformas e ao acordo do governo federal com o FMI.

O governador Aécio Neves assinou, durante a cerimônia, decreto que transfere a capital de Minas Gerais para Ouro Preto, no dia de hoje, uma forma de homenagear a cidade que foi o palco da Inconfidência Mineira e onde Tiradentes foi morto e esquartejado após o movimento de independência política do país.

Diversos ministros participam da cerimônia, entre eles José Dirceu (Casa Civil), Gilberto Gil (Cultura), Dilma Rousseff (Minas e Energia), Anderson Adauto (Transportes) e Walfrido dos Mares Guia (Turismo).