EUA não reconhecem nenhum líder auto-proclamado no Iraque

21/04/2003 - 12h11

Brasília, 21/04/2003(Agência Brasil-ABr/Lusa) - Os Estados Unidos não reconhecerão quaisquer dos responsáveis auto-proclamados no Iraque, afirmou hoje em Bagdá o general norte-americano na reserva Jay Garner, administrador provisório do território iraquiano.

"Existem muitos líderes auto-proclamados. Não os reconheceremos, mas o nosso objetivo é dirigir o processo que permitirá ao povo iraquiano eleger os seus próprios dirigentes.

Não nomeamos ninguém", frisou Garner.

O general norte-americano falou aos jornalistas durante visita a uma estação de tratamento de águas em Bagdá, cidade onde chegou hoje de manhã para fiscalizar a reconstrução do Iraque.

Interrogada sobre Mohamed Mohsen Zoubeidi, que se auto- proclamou governador da região de Bagdá, a ex-embaixadora norte- americana no Iémen, Barbara Bodine, encarregada de fiscalizar a região centro do Iraque, que inclui Bagdá, também foi clara na resposta.

"Não sabemos nada sobre Zoubeidi a não ser que se auto- proclamou governador (de Bagdá). Não o reconhecemos. Não houve sequer um procedimento de seleção. Assim que houver um, veremos quem assumirá esse cargo", declarou Bodine.

Questionada também sobre Jaoudat al-Obeidi, que se auto- proclamou vice-governador de Bagdá e que manifestou o desejo de representar o Iraque nas reuniões da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Bodine respondeu da mesma forma.

As informações são da agência Lusa.