Detentos da Febem de Ribeirão Preto promovem rebeliões

21/04/2003 - 12h18

São Paulo, 21/4/2003 (Agência Brasil - ABr) - Comandados por seis internos, os cem menores de uma das três unidades da Fundação Estadual Para o Bem Estar do Menor (Febem) de Ribeirão Preto, no Interior de São Paulo, promoveram duas rebeliões entre o final da tarde de ontem e o início da madrugada de hoje. Cinco menores escaparam pelo sistema de ventilação e apenas três deles foram recapturados até momento. Eles queimaram colchões na tentativa de impedir a entrada da polícia e alguns funcionários ficaram reféns durante o primeiro motim, iniciado pouco depois das 16h e controlado às 22h de ontem.

Na sala de inspeção para voltar às suas celas, os menores iniciaram uma nova onda de protestos. Homens da tropa de choque foram acionados e a situação só foi controlada hoje de madrugada (4h).

Esta foi a 43ª ocorrência na Febem em todo o Estado. A maioria se refere a rebeliões, fugas e tentativas de evasão, na unidade de Franco da Rocha, na Grande SP, onde no último dia 12, 121 menores conseguiram escapar. Um dos líderes da ação, Weberson de Paula Lima, de 18 anos, conhecido por Edinho, foi preso, na última sexta-feira, dia 18. Ele está recolhido no Centro de Detenção Provisória (CDP), no bairro do Belém, na Zona Leste da Capital paulista. Os demais continuam foragidos. São eles: Fábio Paulino, conhecido como "Batoré" e Edvaldo José de Araújo Lima, o "Baianinho", ambos considerados de alta periculosidade.