Rio, 21/4/2003 (Agência Brasil-ABr) – Cerca de 200 alunos na faixa etária de 7 a 70 anos já estão inscritos nos cursos gratuitos de auxiliar de cozinha, mecânica naval, culinária do pescado e informática da Escola Estadual de Pesca Ascânio de Faria, em São Gonçalo. As aulas começarão no próximo dia 28.
A escola é resultado de convênio entre a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), vinculado à Secretaria estadual de Agricultura.
Cada curso terá duração de dois meses, prevendo-se avaliação dos alunos quando de sua conclusão para ver se preenchem as necessidades do mercado, informou a diretora da Escola, Enedina Souza Barradas. O Secretário de Agricultura ,Christino Áureo, acredita que até o final do atual governo do Estado, serão capacitados cerca de 8 mil trabalhadores que vivem da pesca em todo o território fluminense com os cursos oferecidos.
A Fiperj está em entendimentos com a Marinha do Brasil para que a Escola possa oferecer à comunidade pesqueira, ainda este ano, o 1o. curso de formação de aquaviários do país.