Brasília, 21/4/2003 (Agência Brasil - ABr) - O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Ronaldo Lopes Leal, inicia amanhã (22) o trabalho de correição junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, com sede em Brasília e jurisdição sobre o Distrito Federal e Estado do Tocantins. O ministro-corregedor ouvirá a população em audiência pública na manhã da quinta-feira (24).
A realização de inspeções e correições junto aos Tribunais Regionais do Trabalho e seus presidentes é uma das atribuições do cargo de corregedor-geral da Justiça do Trabalho. A Corregedoria é o órgão encarregado da fiscalização, disciplina e orientação da administração da Justiça do Trabalho sobre os Tribunais Regionais do Trabalho, seus juízes e serviços judiciários.
Cabe ao corregedor receber reclamações contra atos que atentem contra a boa ordem processual. O Corregedor tem poderes para fiscalizar presidentes, juízes, seções e serviços judiciários dos Tribunais Regionais do Trabalho, a fim de verificar andamento de processos, regularidade dos serviços, observância de prazos processuais e de regimentos internos.
Desde que assumiu a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, em abril de 2002, o ministro Ronaldo Lopes Leal já submeteu à correição 11 dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho existentes no País. Sua meta é correicionar todos os TRTs até abril de 2004.