Brasília, 21/4/2003 (Agência Brasil - ABr) - Ter um cartão de crédito para muita gente é símbolo de status e poder de compra, mas como a maioria dos consumidores não entende como funcionam os cartões e como são calculados os encargos, bastam alguns meses de descuido para ficar seriamente endividado. Também é comum encontrar pessoas que acham uma maravilha ter mais de sete cartões de crédito no bolso só para casos de emergência e porque a anuidade é gratuita.
É exatamente aí que está o perigo. Em entrevista a Radiobrás, a presidente da Associação das Vítimas de Juros Abusivos (AVJA), Eliana Cavalcante, disse que as pessoas não têm disciplina nem mesmo para controlar a própria conta corrente. "Ter cartões de crédito é uma facilidade e já virou item obrigatório nas compras do dia-a-dia, mas é preciso cuidado para não exagerar no número de cartões, comprometendo o controle dos gastos", destacou.
A presidente da Associação recomenda ter somente dois cartões de crédito, um com vencimento um dia após o pagamento do salário e outro com vencimento 15 dias depois. "Dessa forma, o consumidor não toma um susto quando for pagar a fatura e o saldo da conta", disse.
Aqueles que parcelam as suas compras pagando o mínimo também devem tomar cuidado para não pegar o hábito dessa forma de pagamento. O débito dobrará e em pouco tempo vira uma bola de neve com valores impagáveis. "O consumidor continua comprando e optando pelo mínimo. A conta só vai aumentando e chega uma hora que não dá para pagar nem o mínimo", esclareceu Cavalcante. Neste momento, é hora de cancelar o cartão de crédito e tentar negociar o pagamento da dívida com a administradora em prestações fixas por mês.