Rio, 28/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - O secretário estadual de Transportes, Augusto Ariston, terá reunião na quinta-feira (30) com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Lessa, para tratar do financiamento das obras de expansão da Linha 1 do metrô do Rio até o bairro de Ipanema.
"Pretendemos conseguir o apoio financeiro do BNDES para completar a linha até a estação da Praça General Osório", afirmou o secretário, que confirmou para segunda-feira (3/2) a entrada em operação da estação Siqueira Campos, em Copacabana. A estação chegou a ser inaugurada em dezembro passado, pela então governadora Benedita da Silva, mas a entrada em funcionamento foi adiada porque o consórcio Opportrans, que opera o metrô, não cumpriu as normas de segurança da Agência Reguladora dos Serviços Concedidos (Asep).
Também estão nos planos do governo fluminense iniciar as obras da linha 3 do metrô, ligando o Rio a Niterói e São Gonçalo, e elaborar o projeto definitivo da linha 6, que ligará a Baixada Fluminense à Barra da Tijuca, passando pelo Aeroporto Internacional, na Ilha do Governador, e pelos bairros da Penha, Madureira e Jacarepaguá.